Você sabe trocar o pneu do seu carro?

Pneu furou. O que você faz?

(   ) Ligo para o seguro.

(   ) Ligo para alguém vir ajudar.

(   ) Troco pelo sobressalente (estepe).

Nem toda autoescola ensina os alunos a fazer a troca de pneu, mas, em algum momento da sua vida você vai se deparar com um pneu furado ou vazio e ter conhecimento para realizar a troca é de extrema importância.

  • Você nunca sabe quando vai acontecer…
  • Você não sabe aonde estará…
  • Você nem sabe se o local terá sinal telefônico…

Por isso, se garanta, se empodere (seja homem ou mulher) e faça você mesmo a troca.

  • Seu estepe precisa estar em perfeito estado

De nada adianta um estepe em condições ruins. Quando um pneu fura ou esvazia, você precisa levá-lo a uma borracharia o mais rápido possível para arrumar o estrago. Imagina um segundo pneu furado e você sem estepe? Seria o caos. Por isso, a regra é clara: estepe precisa estar em perfeitas condições e assim você precisa arrumar o pneu furado o imediatamente.

  • Faça a troca num lugar seguro

Procure um lugar plano, estável e tranquilo para fazer a troca (se for possível). Se seu pneu furou enquanto dirige você ainda poderá circular um pouco com ele furado. Procure por uma superfície que impeça o carro de deslizar e que seja segura.

  • Sinalize o espaço

Se estiver em alguma área de bastante circulação, é importante sinalizar que seu carro está parado. Utilize o triângulo e, se necessário, outros recursos como galhos de árvore para destacar seu veículo.

  • Lembre-se de puxar o freio de mão

Inicie a troca do pneu separando todos os acessórios que você vai precisar: estepe, macaco e chave de roda. Posicione o macaco em contato com a parte metálica do carro, e não na plástica, que pode quebrar. Se não souber o local correto, confira no manual do proprietário.

  • Afrouxe as porcas das rodas

Com o veículo ainda no chão, afrouxe as porcas das rodas girando a chave de roda no sentido anti-horário. Se precisar fazer mais esforço utilize o peso do seu corpo. Ainda não precisa retirar as porcas totalmente.

  • É hora do macaco

Acione o macaco para levantar o carro, sempre verificando se ele está estável (caso contrário, desça-o e reposicione o macaco) e tire as porcas por completo. Remova o pneu substituindo-o pelo estepe.

  • Parafusos de volta ao lugar

Encaixe os parafusos e aperte-os o suficiente para segurar o pneu. Depois que baixar o carro termine de apertar, com o máximo de força possível.

  • Guarde o pneu furado

Coloque o pneu furado no lugar do estepe, e assim que possível leve-o ao mecânico mais próximo para ver se é possível reparar ou se a reposição será necessária.

Sugeridos

Post Dicas

Gestante pode dirigir?

Post Dicas

Retrovisor merece atenção redobrada!

Post Notícias do trânsito Sem categoria

Dia Nacional do Trânsito – 25/09/2020

Post Dicas Notícias do trânsito

DPVAT lança app para envio de mensagens automáticas

Post Notícias do trânsito

Dicas do Pedrinho para o volta as aulas 2020

Post Legislação

Infrações que são crimes de trânsito

Post Dicas

Viagem segura de A – Z

Post Dicas

Clipe do Pedrinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.