Mantenha em dia sua documentação

Você que tem veículo (carro, moto, caminhão, etc) sabe que anualmente há uma série de responsabilidades a cumprir e encargos a pagar. E para rodar dentro da lei é fundamental cumprir essas determinações legais, afinal, “nada como circular por aí com tranquilidade”.

IPVA, DPVAT, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) são algumas das obrigações, além claro, da renovação da CNH (carteira nacional de habilitação) a cada 5 anos.

Você que adquiriu seu 1º carro recentemente, seja bem bem-vindo (a) a esse universo; capriche na poupança, pois parte dela você vai investir no seu amigo carro, moto…

E já se perguntou para que serve e para onde vai cada taxa paga?

Recibo do carro, recibo de transferência de propriedade ou DUT

Na verdade, qualquer um dos termos usados acima está falando do CRV (Certificado de Registro do Veículo). Ele não tem data de validade, mas será através dele que você fará a transferência para o próximo dono.

É no CRV que constam as características do seu carro como o número da placa, chassi, ano e modelo e tipo de combustível. Qualquer alteração realizada no carro, como mudar a cor, por exemplo, deve ser comunicada ao Detran do seu estado para que se altere o CRV do seu veículo.

Em caso de perda, dano, extravio você deve solicitar uma segunda via ao DETRAN (serviço tarifado).

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV

A expedição desse documento é o que você paga anualmente ao Detran, e nele consta o pagamento do seguro obrigatório, chamado de DPVAT.  

Cada estado executa a cobrança de um valor variável e o mês limite de pagamento é de acordo com a placa do carro.

IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

O IPVA é um imposto que se paga ao Estado que está emplacado seu automóvel, empregando cada estado um valor.

É um imposto anual pago pelos proprietários de veículos automotores terrestres como automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus.

O pagamento do IPVA 2019 SC pode ser feito à vista ou parcelado em três vezes, e de acordo com o estado pode haver desconto no pagamento à vista.

Ele deve ser quitado em uma agência credenciada.

O IPVA 2019 de Santa Catarina deve ficar 3,2% mais barato para os proprietários de veículos.  O Governo do Estado de Santa Catarina espera arrecadar cerca de R$1,8 bilhão com os tributos.

Sugeridos

Post Legislação

Vendeu seu veículo? Comunique ao Detran.

Post Dicas Notícias do trânsito

DPVAT lança app para envio de mensagens automáticas

Post Legislação

Entenda como funciona o curso de reciclagem da CNH

Post Dicas

Mantenha em dia sua documentação

Post Notícias do trânsito

PMSC Esclarece nova lei sobre IPVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.