A importância do Recall para a segurança do trânsito

Quando compramos um veículo, não esperamos que seja solicitado recall. Mas, se isso acontecer, é fundamental que levemos o veículo a concessionária para que ele seja inspecionado e devolvido cumprindo todas as normas de segurança.

Recall nada mais é que um “reparo” quando há falhas de fabricação em um lote de veículos.

Quando o assunto é segurança do seu veículo, tudo deve ser tratado com importância, pois a segurança dele impacta diretamente na sua segurança e segurança de todos que trafegam nas estradas e rodovia.

Fazer recall é reduzir acidentes, que não deveriam acontecer.

Frequentemente vemos notificações de montadoras chamando proprietários de um lote específico para comparecerem as concessionárias. Na maioria dos casos, o erro é corrigido, o carro devolvido ao dono, e, vida que segue. Mas já aconteceu recall em que toda a frota teve de ser trocada.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor possui uma lei que define que o fabricante não pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou serviço que ponha em risco a saúde ou a segurança das pessoas.

Portanto, esteja atento ao Recall e se chamado, não ignore, pois, sua segurança está em risco.

Carros que não fizeram recall terão alerta em documento

As portarias assinadas pelos ministros Sérgio Moro e Tarcísio Freitas visam aumentar a eficiência dos recalls e incluir serviço do Denatran para atualizar os dados dos veículos.

Duas novas portarias do Ministério de Justiça e Segurança Pública, em conjunto com o Ministério de Infraestrutura, estabelecem novas regras para o recall de veículos.

A principal mudança é o registro do não comparecimento do recall no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo — documento de porte obrigatório.

As medidas entraram em vigor em setembro de 2019, 90 dias após a publicação.

Na prática, o condutor que não levar seu veículo para reparar defeitos de fábrica no período de 1 ano a partir da publicação do chamado, será notificado no documento do veículo (na versão digital e física) quando fizer o licenciamento. Fique atento.

Sugeridos

Post Dicas

Gestante pode dirigir?

Post Notícias do trânsito Sem categoria

Dia Nacional do Trânsito – 25/09/2020

Post Dicas Notícias do trânsito

DPVAT lança app para envio de mensagens automáticas

Post Notícias do trânsito

Dicas do Pedrinho para o volta as aulas 2020

Post Legislação

Infrações que são crimes de trânsito

Post Dicas

Viagem segura de A – Z

Post Dicas

Clipe do Pedrinho

Post Legislação

Entenda como funciona o curso de reciclagem da CNH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.